Vacina contra Meningite
A Doença Meningocócica é causada pelo meningococo. A infecção invasiva pode resultar em meningite, que é a infecção das meninges, além de ser altamente letal, pode provocar sequelas como surdez, retardo mental e convulsões, e até mesmo amputações de membros.
A transmissão da Doença Meningocócica é feita por gotículas de saliva de indivíduos contaminados. É mais prevalente no inverno e no início da primavera. Os dois tipos de meningococo mais encontrados são os tipos B e C, sendo que o grupo A surge apenas em epidemias. Cerca de 1 em 10 crianças com menos de 1 ano de idade, que contraem a doença vão a óbito. A meningite B é responsável por cinco em cada dez casos de doença meningocócica
Sintomas da doença Meningocócica
Os primeiros sintomas são semelhantes aos da gripe, dor de cabeça, febre e náusea, com a progressão da doença aparecem outros sintomas como rigidez do pescoço, sensibilidade a luz, letargia e manchas na pele.
Vacina contra doença Meningocócica
Existem quatro tipos:
- Vacina meningocócica polissacarídica para meningococos A e C – Tem memória imunológica de curta duração, por esse motivo, devem ser dadas doses de reforço a cada três anos. Pode ocorrer indução de tolerância imunológica, diminuindo a resposta do organismo ao entrar em contato com a bactéria. Não induz resposta em crianças pequenas e não oferece proteção de longo prazo, essa vacina não é indicada, só deve ser utilizada em situações de epidemias para o meningococo do tipo A.
- Vacina meningocócica conjugada para meningococo C – Sua eficácia é a partir dos dois meses de idade e tem imunidade duradoura. Pode ser aplicada em qualquer idade, são três doses, com intervalos de um a dois meses. Indicada para todos que desejam proteção.
- Vacina meningocócica ACWY CONJUGADA – É uma nova vacina que protege contra essa grave forma de meningite para quatro diferentes tipos o A, C, W e Y. Está indicada para crianças a partir de 1 ano de idade, adolescentes e adultos.
- Vacina meningocócica B – A meningite B é responsável por cinco em cada dez casos de doença meningocócica. É mais frequente em crianças e adolescentes, extremamente grave e, como os sintomas são inespecíficos, o atraso no diagnóstico pode ser fatal. E a única forma de prevenção é uma nova vacina.A vacina contra meningite B é segura para pacientes a partir de 2 meses até 50 anos. Crianças com menos de 1 ano de idade, deverão tomar três doses, além de um reforço depois de um ano. Para crianças acima de 1 ano e adolescentes, a recomendação são duas doses, com intervalo de dois meses entre cada uma.
Efeitos adversos da vacina contra doença Meningocócica
Os efeitos adversos mais comuns são dor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação, irritabilidade e febre. Nos adolescentes, são relatados cefaleia e mal-estar.