A Hepatite A é causada por um vírus, que acomete o fígado. Ocorre principalmente em crianças, mas o número de adultos não imunes, e a hepatite A tem aumentado.
Sintomas da Hepatite A
A manifestação da hepatite A pode se apresentar como um quadro gripal ou mal-estar, febre, náusea, vômitos, urina escura e olhos amarelados. Costuma apresentar-se de forma mais grave em adultos que em crianças. Clinicamente, não é possível distinguir a hepatite A das outras formas de hepatite. Esse diagnóstico é feito somente por exames sorológicos. A hepatite A não causa doença crônica do fígado ou dano hepático importante. Porém, até 1% dos casos pode evoluir para hepatite fulminante, quadro muito grave e de alta mortalidade.
O vírus é eliminado nas fezes de indivíduos infectados. Assim, a transmissão da hepatite A, se dá pela ingestão de água e alimentos contaminados.
Vacinta contra Hepatite A
A vacina contra hepatite A é feita a partir do vírus inativo (morto) e pode ser dada a partir de um ano de idade, sendo necessárias duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. É fortemente recomendada para pessoas que vivem ou viajam para áreas geográficas onde a hepatite A é uma doença frequente.
É uma vacina bastante segura, com poucos efeitos adversos, que podem ser dor, inchaço e vermelhidão no local da injeção, além de febre baixa.
Efeitos adversos da vacina contra Hepatite A
A vacina contra Hepatite A é bastante segura, com poucos efeitos adversos, que podem ser dor, inchaço e vermelhidão no local da injeção, além de febre baixa.