A vacina meningocócica ACWY (conjugada) é indicada para imunização ativa de adolescentes e adultos com risco de exposição à Neisseria meningitidis dos grupos A, C, W135 e Y, para prevenir a doença invasiva.

Foi recentemente licenciada no Brasil, conhecida internacionalmente como Menveo. Sua utilização foi aprovada a partir de 2 anos de idade e é recomendada pela Sociedade Brasileira de Imunizações e Sociedade Brasileira de Pediatria como reforço (contra o meningococo C ) ou como forma de ampliar a proteção para os outros sorogrupos de acordo com a necessidade de cada paciente.

A vacina deve ser administrada como uma dose única de 0,5 ml por via intramuscular.
Dentre as reações adversas mais comuns pode-se observar dor, eritema e induração no local da aplicação, prurido no local da aplicação e mal estar; além de cefaléia e náusea.

A DOENÇA MENINGOCÓCICA NO BRASIL:
A meningite meningocócica é uma doença infecciosa que acomete as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, transmitida através do contato direto com secreções da garganta ou nariz de portadores da Neisseria meningitidis. Existem até o momento 13 sorogrupos de meningococos, classificados de acordo com a especificidade capsular. Destes, apenas cinco (A, B, C, Y e W 135) são responsáveis pela grande maioria dos casos de doença meningocócica. No Brasil, atualmente circulam os sorogrupos B, C, W135 e Y, mas o número de casos com do sorogrupo A, vem crescendo assustadoramente.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *