A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.
Existem quatro tipos de dengue, pois o vírus causador da dengue possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo, mas imunidade parcial e temporária contra os outros três. Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte.
Sintomas da dengue
O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito.
Sintomas Dengue Clássica
- Febre alta com início súbito
- Forte dor de cabeça
- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos
- Perda do paladar e apetite
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores
- Náuseas e vômitos
- Tonturas
- Extremo cansaço
- Moleza e dor no corpo
- Muitas dores nos ossos e articulações
Sintomas Dengue Hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:
- Dores abdominais fortes e contínuas
- Vômitos persistentes
- Pele pálida, fria e úmida
- Sangramento pelo nariz, boca e gengivas
- Manchas vermelhas na pele
- Sonolência, agitação e confusão mental
- Sede excessiva e boca seca
- Pulso rápido e fraco
- Dificuldade respiratória
- Perda de consciência
Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.
Vacina contra Dengue
A Vacina contra dengue é uma vacina criada para prevenir a manifestação do vírus. Como a dengue é um vírus incurável e que pode levar a complicações sérias, dependendo de sua infecção, a vacina é uma forma de prevenir a doença, principalmente suas formas mais graves.
Trabalhamos com a vacina (Qdenga) foi licenciada no Brasil, a desenvolvida pela empresa Takeda. Ela é feita com vírus atenuados e é tetravalente, ou seja, protege contra os quatro sorotipos de dengue existentes.
Vacinas com o vírus atenuado são aquelas que diminuem a periculosidade do vírus, garantindo que ele não cause doenças, mas sejam capazes de gerar resposta imunológica, fazendo com que o organismo da pessoa reconheça o vírus e saiba como atacá-lo quando a pessoa for exposta a sua versão convencional.
Efeitos adversos da vacina contra Dengue
A vacina foi considerada como segura, não trazendo efeitos adversos graves. No entanto, é possível esperar efeitos colaterais comuns a vacinas, como febre, reação no local em que foi aplicada, entre outros. Não existe a mínima possibilidade de o indivíduo desenvolver a doença da dengue, seja qual tipo for.
Indicação da vacina contra Dengue
A vacina contra dengue da Takeda (Qdenga), só pode ser aplicada no Brasil em pessoas de 4 a 60 anos, faixa etária que representa mais de 70% dos casos de dengue no Brasil. Além disso, os testes da vacina foram feitos nessa faixa etária e a segurança da vacina foi comprovada nesses indivíduos.
Contra-Indicação da vacina contra Dengue
A vacina da dengue não pode ser aplicada em:
- Pessoas com hipersensibilidade ao princípio ativo, a qualquer componente da fórmula ou depois de tomar uma dose anterior da vacina;
- Indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, inclusive pessoas que estão fazendo quimioterapia ou tratamento com altas doses de corticosteróides;
- Pessoas com infecção por HIV sintomáticas ou assintomáticas com evidência de função imunológica comprometida;
- Gestantes e lactantes.